domingo, 8 de junho de 2008

VOTO LATINO

Antecipo que apesar do título não há nada relacionado à eleição nos Estados Unidos ou quaisquer outras pretensões eleitoreiras nesta singela postagem.

“Voto latino” é uma canção da banda mexicana Molotov que prega a igualdade dos povos em confronto ao ódio racista contra nós, latinos. Pois é, alem de brasileiros, somos latino-americanos e temos muito em comum com nossos vizinhos.
E, mesmo morando ao lado de povos com culturas tão ricas como a nossa, pouco sabemos sobre eles. Ouso dizer que pouco nos interessamos. E isso nos priva de conhecer, por exemplo na música, artistas de primeira linha, como Soda Estéreo, Los Prisioneros, Mercedez Sosa, Silvio Rodrigues, entre milhares de outros. Na literatura, há opções para todos os gostos: Garcia Marques, Asturias, Isabel Allende, Galeano, Vargas Llosa, Borges, Neruda.... Temos a chilena Gabriela Mistral, primeira mulher a receber o prêmio Nobel de literatura.
Talvez isso ocorra pelas nossas gigantes fronteiras ou o grande culpado seja o idioma, mas seria muito proveitoso conhecer-nos e desfrutarmos dos benefícios que uma grande "união latino-americana" perante o mundo. Fomos colonizados de forma catastrófica. Passamos o período da guerra fria sob o domínio dos EUA, que se empenhou em transformar governos democraticamente eleitos em ditaduras. Somos assolados por crises que deixaram a maioria de nós miseráveis. E estamos enfrentando uma possível dominação midiática.
Não se trata de propagar o ódio contra os “gringos”, mas apenas reivindicar um tratamento digno à nossa condição de seres humanos. Não há cidadãos de segunda classe neste planeta. Não somos apenas um conglomerado de republiquetas de banana. A América Latina vive o seu melhor momento e a ocasião é perfeita para a nossa verdadeira independência. Lógico que precisamos do mundo, mas o mundo também precisa de nós. O Brasil certamente tem posição de vanguarda nessa caminhada, mas devemos conhecer e respeitar nossos parceiros.

Rodrigo E. Fierro

Nenhum comentário: